Disfunção Têmporo Mandibular(DTM)
A DTM (Disfunção Temporo Mandibular) é uma doença que atinge a ATM (Articulação Temporo Mandibular) e os músculos da mastigação.
Um dos principais sintomas é a cefaleia (dor de cabeça), que ocorre na região temporal. A cefaléia é uma doença que, segundo a OMS, está no 19º lugar das doenças incapacitantes. Outros sintomas são estalos ao abrir e fechar a boca, zumbido no ouvido e dores musculares no pescoço, ombros e braços.
Normalmente o especialista em DTM não trabalha sozinho, mas numa equipe multidisciplinar com neurologista, fisioterapeuta, psiquiatra, psicólogo, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo.
A causa da DTM é multifatorial, sendo descrito nos trabalhos de pesquisa: fatores oclusais (mordida), parafunção (hábitos nocivos), trauma, estado geral de saúde, fatores psicológicos e emocionais.
Cerca de 40% das pessoas sofre DTM, sendo que a maioria não sabe. Normalmente o tratamento é clínico. Em menos de 1% dos casos, o tratamento é cirúrgico.
Segundo a Academia Européia de Desordens Crânio Mandibulares, se a resposta for sim a uma das quatro situações listadas a seguir, a pessoa pode ter uma DTM e deve procurar tratamento.
• Tem dor quando abre a boca amplamente ou mastiga, uma vez por semana ou mais?
• Tem dor nas têmporas, face, articulações temporomandibulares ou mandíbula, uma vez por semana ou mais?
• Tem registrado ultimamente o travamento da mandíbula ou não conseguido abrí-la amplamente?
• Tem muitas vezes dores de cabeça, uma vez por semana ou mais?
Existem vários tipos de tratamento da DTM, cada um com a sua indicação. Na Rhema Clínica realizamos os mais diferentes tipos de tratamento para trazer saúde e conforto aos nossos pacientes.